Orquestra Jovem emociona público na abertura da Bienal do Livro de Guarulhos

A forte chuva que caiu no início da noite desta sexta-feira (30), em Guarulhos, não impediu que a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (OJMG) apresentasse um dos mais tocantes espetáculos já vistos, durante a solenidade de abertura da Bienal do Livro de Guarulhos. O Prefeito Guti, o Secretário de Educação, João Carlos Pannocchia, servidores da Educação e demais secretarias prestigiaram a abertura.

Foto: Nicollas Ornelas

“Gostaria de parabenizar toda a equipe envolvida na realização desse grande evento, que dá enorme visibilidade para nossa cidade ao trazer importantes nomes da literatura, mas principalmente, por destacar a participação de nossos escritores locais”, vibra o prefeito, enfatizando o espaço oferecido para que autores guarulhenses pudessem apresentar suas obras e conversar com os visitantes durante a Bienal.

Foto: Nicollas Ornelas

Emocionante e repleto de composições que evidenciaram a história da música de orquestra, o espetáculo da OJMG apresentou um breve recorte de alguns dos mais importantes nomes da música erudita internacional, como Bach, Mozart e Beethoven, Brahms e Mascagni, sem deixar de lado, é claro, compositores nacionais de renome, como Villa Lobos e Edmundo Villani-Côrtes.

Programação

A Bienal do Livro, que tem como tema “Páginas que Conectam”, acontece até o dia 9 de dezembro no Parque Linear Transguarulhense, no Parque Continental.

Neste sábado, dia 1 de dezembro, a partir das 10h, no Auditório 3 – Dom Quixote, o evento destaca bate-papo e sessões de autógrafos com autores guarulhenses. Logo mais às 14h, acontece a palestra “Literatura fantástica, muitas jornadas para criação de histórias”, com Eduardo Kasse, no Auditório 2 – O Menino Maluquinho. Às 16h, a palestrante Daiana Garbin aborda o tema “Fazendo as pazes com o corpo”, no Auditório 1 – O Pequeno Príncipe. O destaque do segundo dia de evento fica por conta da palestra “Como encarar a solidão”, com o historiador Leandro Karnal, às 18h, no Auditório 1 – O Pequeno Príncipe.

O evento conta com aproximadamente cinquenta estandes oferecidos às editoras e três auditórios, onde serão realizados os espetáculos, palestras, contação de histórias, dentre outras atividades, proporcionando um circuito de oportunidades aos estudantes, pesquisadores, professores e munícipes.

A Bienal do Livro é mais uma ação da Prefeitura de Guarulhos que tem por objetivo incentivar a leitura e aproximar os autores do público, crianças, adultos e da comunidade em geral, contribuindo para melhorar a qualidade social da Educação na cidade.