Prefeitura suspende eventos públicos em Guarulhos até o final de março

O prefeito de Guarulhos, Guti, junto ao grupo de trabalho criado para acompanhar permanentemente a evolução do coronavírus (Covid-19) na cidade, anuncia que todos os eventos públicos no mês de março, que compreendam grande concentração de pessoas, estão suspensos. Desde o início do surto o município teve 42 casos suspeitos notificados, 12 já descartados e nenhum confirmado.

Mesmo assim, acompanhando as orientações dos governos federal e estadual, uma série de medidas serão tomadas para conter ou minimizar o avanço da doença no município. Guarulhos, por contar com o Aeroporto Internacional, maior porta de entrada de outros países para o Brasil, merece atenção especial por parte das autoridades.

Entre os eventos que tiveram a realização suspensa até o final de março está a 2ª Bienal do Livro de Guarulhos, que seria realizada entre os dias 27 de março e 5 de abril. A Secretaria de Educação, responsável pelo evento, informa que quando não houver mais risco à saúde da população em função do surto de coronavírus uma nova data será definida para sua realização.

Neste momento, a Prefeitura entende que não é necessário ainda suspender as aulas na rede municipal de ensino, já que – seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde – o índice de propagação da doença em crianças é pequeno, não havendo qualquer indicação neste sentido. No entanto, sugere que os alunos que apresentem quadros infecciosos, como gripes e resfriados, não sejam enviados pelos pais às escolas como medida protetiva.

A Prefeitura estuda maneiras de proteção aos servidores públicos municipais, com medidas pontuais ou gerais que não venham a prejudicar o atendimento ao público. O objetivo é não prejudicar nenhum tipo de atendimento à população, porém sem expor os funcionários a riscos desnecessários.

Em relação aos atendimentos médicos à população, a Prefeitura esclarece que o único laboratório público autorizado a confirmar os casos, em São Paulo, é o Instituto Adolfo Lutz, de responsabilidade do Governo do Estado. Os únicos hospitais referenciados no município são os estaduais Padre Bento e Geral de Guarulhos.

O grupo de trabalho liderado pelo prefeito Guti é composto pelas secretarias de Saúde, Governo, Gestão, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Justiça e Fazenda e se reunirá todos os dias no Paço Municipal, às 7h, antes do início do expediente, para a atualização da situação e encaminhar novas diretrizes, quando for necessário. A Prefeitura informa ainda que irá emitir boletins atualizados, com a frequência necessária, a fim de tornar bastante transparente a real situação no município.

2ª Bienal do Livro de Guarulhos traz o escritor Sérgio Vaz

A edição 2020 da Bienal do Livro de Guarulhos receberá o poeta, escritor e agitador cultural Sérgio Vaz. A palestra acontecerá no domingo, 29 de março, às 16h, no espaço Internacional Eventos, Vila Hermínia. Cofundador do Sarau da Cooperifa, movimento cultural e transformador realizado com jovens das periferias de São Paulo, ele percorre escolas públicas da região promovendo o incentivo à leitura, à criação poética e à cultura.

Com mais de 30 anos de carreira e autor de oito livros, já participou de inúmeras feiras literárias como escritor e palestrante em países como México, Inglaterra e Alemanha. Sérgio Vaz foi eleito pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes do país em 2009, além de ter recebido os prêmios Heróis Invisíveis (Unesco), Trip Transformadores (2010, revista Trip), Orilaxé, Aprendiz, Governador do Estado e Cidadão Sustentável.

Seu trabalho na periferia paulista reúne diferentes linguagens artísticas, abrindo espaços para debates sobre temas diversos, sessões de cinema, divulgação de novos autores, esquetes de teatro, exposição de fotografias e de artes plásticas, apresentações de dança e de música.

Bienal do Livro de Guarulhos abre credenciamento para a imprensa

Até as 17h do dia 26 de março (quinta-feira) estará aberto o credenciamento dos profissionais de comunicação, jornalistas e assessores de imprensa para a 2ª Bienal do Livro de Guarulhos, que acontece entre os dias 27 de março e 5 de abril no espaço Internacional Eventos, na Vila Hermínia.

O credenciamento online será realizado por meio do endereço https://tinyurl.com/Credencial-Bienal-Gru-2020, sendo necessário informar função, veículo, instituição na qual trabalha, entre outras informações.

A retirada da credencial será feita no dia da abertura da Bienal do Livro, 27 de março, das 8h às 17h, na sala de imprensa da bienal.

Para dúvidas e mais informações relacionadas ao credenciamento entrar em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação: 2475-7342.