Sustentabilidade e cidadania são temas da palestra de Marcus Nakagawa nesta quarta-feira

A Bienal do Livro de Guarulhos “Páginas que Conectam” recebeu na noite desta quarta-feira, 5, o professor de ética e empreendedorismo, mestre em administração e consultor Marcus Nakagawa. Ao público do evento, Nakagawa ofereceu seu olhar sobre  questões ambientais e de cidadania, propostas amplamente abordadas por ele na obra “101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo”, lançada em primeira mão durante a Bienal.

Fotos: Mateus Barbosa

A partir de temas ambientais como reaproveitamento, reutilização e reciclagem, Nakagawa desafia as pessoas a adotar ações mais sustentáveis, desmistificando a ideia de que a sustentabilidade é algo difícil de ser alcançado.

Dentre as ações que podemos encontrar em seu livro e que têm potencial verdadeiramente transformador, a obra apresenta também questões de cunho social, como ajudar um amigo, conversar com pessoas diferentes, acompanhar o trabalho dos políticos que você ajudou a eleger, ações de cidadania igualmente importantes.

“A primeira ação que devemos colocar em prática para termos um mundo melhor é ter empatia pelo outro, e isso vai ao encontro do primeiro tópico do livro, “Gentileza gera gentileza”, ou seja, você tem que se colocar na pele do outro para que possa entendê-lo e, quem sabe com isso, a gente consegue um mundo melhor”, enfatiza o palestrante.

Fotos: Mateus Barbosa

Sobre os principais desafios para que as pessoas possam contribuir com um mundo melhor e tomar atitudes verdadeiramente sustentáveis, Nakagawa faz brilhante analogia: “É como aprender a escovar os dentes. Desde pequeno, sua mãe lhe ensinou que faz bem limpar os dentes, se nós apreendêssemos uma das 101 lições por dia, teríamos 101 dias com ações mais sustentáveis e, dessa forma, conseguir realizar ações boas não apenas para nós, mas também para o mundo, o meio ambiente e para as outras pessoas, e com isso tornar o mundo melhor”.

Foto: Mateus Barbosa

Dentre as ações de sustentabilidade citadas ao longo da obra, a de número 101 fala da importância de ensinar tudo o que é aprendido de positivo para uma criança, ou seja, multiplicar tudo isso para criar um círculo virtuoso.

Programação

Um dos grandes destaques da programação desta quinta-feira, 6, é o bate-Papo, sessão de autógrafos e apresentação do livro “Vamos dar a volta ao mundo?”, com Marina Klink, às 18h, no auditório 2 – O Menino Maluquinho. Logo mais, às 20h, o economista Luiz Carlos Ewald, “Sr. Dinheiro”, autor do livro “Sobrou dinheiro – Como administrar as contas da casa”, apresenta palestra no auditório 1 – O Pequeno Príncipe.

No período da manhã, às 11h, acontece o bate-Papo com Alcidéa Miguel – “Arte em todos os setores da vida” e lançamento do livro “O artista é você”, no Auditório 3 – Dom Quixote.

Já no período da tarde, às 14h, a autora guarulhense Thaís Pimenta, fará um bate-Papo e sessão de autógrafos no Auditório 3 – Dom Quixote. Às 15h, o autor guarulhense, Tiago Cavalcante Guerra, também fará bate-papo com sessão de autógrafos; e às 16h, acontece sessão de autógrafos com Elisabete Baptista, autora do Livro “Zeca na família”, ambos no Auditório 3 – Dom Quixote.

No início da noite, às 18h, Carina Fragoso apresenta a palestra “Sou péssimo em inglês”, no Auditório 1 – O Pequeno Príncipe; e também tem bate-papo com a autora guarulhense Mogenir Leite de Moraes no Auditório 3 – Dom Quixote.

Às 19h, acontece a palestra “Você pode sempre mais”, com Jacques Miranda | Auditório 3 – Dom Quixote; e às 20h, bate-Papo e sessão de autógrafos com a autora guarulhense Fátima Regina Gilioli, no Auditório 3 – Dom Quixote.

A Bienal do Livro de Guarulhos tem como tema “Páginas que Conectam” e acontece até o dia 9 de dezembro no Parque Linear Transguarulhense, no Parque Continental.