Tati Bernardi envolve público em crônicas do universo feminino

Conhecida por seu humor irreverente e um olhar ímpar para o cotidiano, a colunista e roteirista do jornal Folha de S.Paulo, a paulistana Tati Bernadi promoveu um bate-papo descontraído sobre sua mais recente obra “Homem-Objeto e Outras Coisas Sobre Ser Mulher”, neste domingo, 2, na Bienal do Livro de Guarulhos “Páginas que Conectam”.

Durante o encontro, Tati falou sobre sua obra, uma coletânea de crônicas publicadas pela Folha, que reúne os melhores textos de sua carreira e que trata da experiência de ser mulher no mundo contemporâneo. “Descobri que queria seguir a literatura quando comecei a ler as obras de Machado de Assis, que mexeram muito comigo quando eu era mais nova. Publiquei meu primeiro livro aos 25 anos, e foi a partir dele que muitas portas se abriram”. A roteirista contou ainda que além de Machado de Assis, suas principais inspirações são Clarice Lispector e John Fuchs.

Foto: Márcio Lino

Ao longo de mais de 250 páginas, Tati afirma que o público vai encontrar uma coletânea com 83 crônicas que desafiam o lugar comum da mulher numa prosa inteligente e frenética. O destaque maior fica para o divertidíssimo “Meu marido joga videogame”, texto inédito de abertura do livro que evoca a maestria da autora em falar com originalidade de temas comuns.

Tati falou ainda como é ser cronista de um jornal de grande circulação na capital: “É um trabalho maravilhoso, mas ao mesmo tempo muito difícil, porque eu exponho muito as minhas opiniões. Mas não deixa de ser um trabalho grandioso, pois eu falo com muita gente, e ter um espaço como esse para o escritor é incrível”, destaca.

Além disso, toda a palestra foi acessível, traduzida em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), pelas intérpretes Regina Fernandes e Danny Lima.

Programação

Nesta segunda (03), a Bienal do Livro de Guarulhos tem como destaque na programação um bate-papo com os youtubers Pac e Mike, donos do canal Tazercraft, um dos maiores sucessos da internet. O encontro acontece às 20h no Auditório 1 – O Pequeno Príncipe.

Além disso, a programação do dia começa logo cedo com a palestra ”A arte do inesquecível”, com Amanda Castanheira e Andréa Avelar, no Auditório 3 – Dom Quixote. Já na parte da tarde, a programação tem início às 16h com a palestra “A simplicidade criativa”, com Pedro Gabriel no Auditório 3 – Dom Quixote, logo em seguida, as 18h30 é a vez do escritor Fred Elboni, que realizara uma palestra com o tema “Relações na era digital” no Auditório 1 – O Pequeno Príncipe. Às 19h, no Auditório 3 – Dom Quixote, acontecerá a palestra “A importância da leitura”, com Fernando Canto Berzaghi e para encerrar, às 20h, também no Auditório 3 – Dom Quixote, Amir Piedade falará sobre “Rio Tietê – Meio Ambiente”.

A Bienal do Livro de Guarulhos tem como tema “Páginas que Conectam” e  acontece até o dia 9 de dezembro no Parque Linear Transguarulhense, no Parque Continental.