Espetáculos fazem a alegria do público na Bienal do Livro de Guarulhos

Crianças e adultos se divertiram com a intensa programação de espetáculos oferecidos pela Bienal do Livro de Guarulhos, na tarde deste sábado, 8. A peça teatral “O Passe e o Gol” apresentada pelo Projeto “Hoje tem teatro? Tem sim senhor!”, é oferecida por meio do Programa de Ação Cultural – Proac ICMS, da Secretaria de Estado da Cultura, iniciativa que objetiva levar teatro, arte e música com apresentações para todos os públicos.

Durante o espetáculo, o palhaço Laerte Asnis conta a história de dois irmãos gêmeos: Joãozinho e Marinho, que se envolvem em inúmeros conflitos quando o assunto é futebol. Porém, no decorrer da história, Joãozinho aprende o valor da união e a importância do espírito de equipe. Além dos sons que eram produzidos através do teclado, por Valéria Peres, conforme cada ação inusitada que ia acontecendo, divertindo todos os presentes.

Foto: Eduardo Calabria

“Achei formidável a apresentação, porque resgata valores que hoje em dia não existem mais, ainda mais na parte das músicas que foram cantadas junto ao público. Não é só uma peça que você assiste e vai embora, o palhaço interage com o público e isso é muito gostoso”, relata Mauro Ramalho, de 60 anos, acompanhado de amigos que prestigiavam o espetáculo.

Isaque Samuel Alves de Araújo, de 7 anos, falou do momento que achou mais interessante da peça: “A parte mais legal da história foi ver os dois irmãos fazerem as pazes, depois que ele deu o passe e fez o gol no final, além de poder rir com todo mundo das palhaçadas”.

Contação de Histórias

Foto: Eduardo Calabria

“Morando no brincar das histórias: Vamos abrir a caixa de brinquedos?”, com a arte-educadora Wânia Karolis, foi um dos destaques para o público infantil da Bienal do Livro de Guarulhos.

Ao longo da história, Wânia envolveu o público com canções divertidas para toda família, transformando o ambiente de muita fantasia, imaginação e repleto de boas memórias da infância, além de interagir com o público, fazendo perguntas e brincadeiras.

“Essa é uma oportunidade das crianças se envolverem, se desinibirem e pensarem um pouco mais sobre as histórias. De repente, não precisa ser aquela história que é contada, mas pode ser aquela inventada, algo que temos na mente e que também pode ser compartilhado de forma espontânea”, conta Lucia Helena Palazzin Machado, avó da Ana Lucia sobre a apresentação.

A contadora de histórias, atriz, e arte-educadora da Rede Municipal da Prefeitura de Guarulhos, Wânia Karolis, ministra cursos e oficinas de contação de histórias para os educadores das escolas públicas municipais, estaduais e privadas. Atualmente, é coordenadora de programas e projetos artísticos e educacionais da Escola 360, realizando espetáculos de contação de histórias para crianças, jovens e adultos.

“Brincadeiras e Infância”

Ainda nesse sábado, o escritor e professor Gilberto Araújo ministrou a palestra “Brincadeiras e Infância”, na qual apresentou, de forma bastante interativa para adultos e crianças, o livro “Retalhos de um tempo brincante”, que fala sobre poesias da infância.

Para Gilberto, o brincar é o que existe de mais importante na humanidade. “Por meio das brincadeiras, as crianças aprendem a dizer não, a dizer sim e aprendem a conviver com outras pessoas. O brincar e a infância estão ligados, e é a partir deles que temos o contato com o mundo”, destaca.