Sr. Dinheiro fala sobre educação financeira na Bienal do Livro de Guarulhos

Foto: Nícollas Ornelas

A Bienal do Livro de Guarulhos “Páginas que Conectam” recebeu na noite desta quinta-feira, 6, o professor e consultor Luiz Carlos Ewald, o ‘Sr. Dinheiro’, que deu preciosas dicas sobre como equilibrar as finanças, administrar as compras domésticas e da necessidade de se fazer um orçamento para não ficar no vermelho.

Um dos economistas mais influentes do país, Sr. Dinheiro deu orientações de como equilibrar as despesas, não gastando mais do que se ganha, ou seja, é necessário ter um objetivo. Ressaltou ainda, que empréstimo só em caso de emergência, e cartão de crédito, cheque especial somente se souber usar.

“Não se deve gastar mais do que se ganha. Quando isso acontece, seu orçamento entra em déficit e isso acarreta mais endividamento por meio do cheque especial ou empréstimos, que possuem os juros muito altos.”, explica.

Autor do livro “Sobrou Dinheiro”, falou da importância da negociação na hora de pagar: “Se você conseguir descontos para pagamento a vista, pague à vista; se for sem desconto, pague no cartão, a maioria dos estabelecimentos preferem dinheiro, sem as taxas administrativas e tendo mais lucratividade”.

Programação

A programação da Bienal do Livro de Guarulhos continua imperdível nesta sexta-feira, 7. Às 11h30, teremos contação de histórias com Fábio Monteiro, no Auditório 3 – Dom Quixote. Às 15h, palestra “Pré-adolescentes e tecnologia”, com Keka Reis e Brenda Fucuta, no Auditório 3 – Dom Quixote. Às 16h30, um bate-papo e sessão de autógrafos com a autora guarulhense Myriana Gomes de Sousa, no Auditório 3 – Dom Quixote. Às 17h30, a autora Elizabete da Cruz, apresenta seu livro “Cor de pele” com sessão de autógrafos, no Auditório 3 – Dom Quixote.

Às 18h, no Auditório 1 – O Pequeno Príncipe, a escritora Sophie Deram, fará palestra sobre “Nutrição com ciência e consciência”. Já no Auditório 2 – O Menino Maluquinho, no mesmo horário, às 18h, Cesar Augusto Machado, fará palestra sobre “J.R.R. Tolkien – vida e obra”. Às 19h, palestra “Como aprimorar a oratória, cultivando boas palavras”, com José Augusto Pinheiro, no Auditório 3 – Dom Quixote. Encerrando a programação, a Bienal do Livro de Guarulhos terá a honra de receber autor Amyr Klink, do livro “Não há tempo a perder”, palestrando no Auditório 1 – O Pequeno Príncipe.

A extensa programação da Bienal do Livro de Guarulhos vai até o dia 9 de dezembro no Parque Linear Transguarulhense, no Parque Continental.