Bienal do Livro de Guarulhos reúne mais de 50 autores brasileiros

Um dos eventos mais aguardados pelos leitores guarulhenses, a Bienal do Livro de Guarulhos, que neste ano tem como tema “Páginas que Conectam”, tem início nesta sexta-feira, 30, e segue até o dia 9 de dezembro, com uma intensa programação entre sessões de autógrafos, bate-papos, contação de histórias, programação infantil e outras atividades.

Dentre os convidados estão o historiador Leandro Karnal, o poeta Bráulio Bessa, o jornalista e escritor Caco Barcellos, a nutricionista Gabriela Kapim, entre outros autores e personalidades.

A Bienal do Livro recebe também: a filósofa Djamila Ribeiro, que na abertura do evento, no dia 30, às 17h30, fala sobre seu livro “Quem tem medo do feminismo negro?”; a jornalista Daiana Garbin que falará sobre autoajuda, no dia 1º, às 16 horas; a escritora e roteirista Camila Fremder, que no dia 2, às 19h30, fará um bate-papo sobre a obra “Adulta Sim, Madura Nem Sempre – Fraldas, Boletos e Pouco Colágeno”; e a nutricionista Sophie Deram, que apresenta como tema de sua palestra “Nutrição com ciência e consciência”, às 18 horas, do dia 7.

Durante os dez dias de Bienal, os visitantes poderão ter contato com artistas e autores, em encontros exclusivos. Para todas as palestras e encontros serão disponibilizadas senhas, por ordem de chegada, distribuídas sempre com uma hora de antecedência no local da Bienal. A programação pode ser conferida aqui.

A Bienal será realizada no Parque Linear Transguarulhense, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas e aos sábados e domingos, das 10 às 22 horas. O evento é gratuito e aberto a pessoas de todas as idades.

Sobre Djamila Ribeiro

Mestre em filosofia política pela Unifesp e colunista on-line da revista CartaCapital, foi secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Coordena a coleção Feminismos Plurais, da editora Letramento, pela qual lançou o livro O que é lugar de fala (2017).

Sobre Camila Fremder

Nasceu em São Paulo, em 1981. É formada em publicidade e pós-graduada em roteiro para TV e Cinema. Desenvolve conteúdo para diversas empresas, sites e produtoras, e é colunista de revistas femininas.

Sobre Daiana Garbin

Daiana Garbin é jornalista formada pela Universidade de Caxias do Sul. Começou a carreira como locutora de rádio aos 18 anos e, aos 24 anos, estreou no jornalismo televisivo, atuando como repórter, editora, produtora e apresentadora. Durante 8 anos trabalhou como repórter de TV na Globo em São Paulo. Em abril de 2016, pediu demissão para criar o EuVejo, canal no YouTube em que discute as questões relacionadas ao corpo, à autoimagem, à saúde e à alimentação.

Sobre Sophie Deram

Sophie Deram é engenheira agrônoma e nutricionista, com doutorado do Departamento de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP. Concentrou suas pesquisas nas áreas de obesidade infantil, nutrigenômica, transtornos alimentares e neurociência do comportamento. É pesquisadora no ambulatório de obesidade infantil do Instituto da Criança e no Ambulatório do Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM), do Hospital das Clínicas da USP, onde coordena o projeto de genética do banco de DNA dos pacientes com transtorno alimentar.

Francesa naturalizada brasileira, Sophie é uma ativista contra as dietas restritivas e defensora do prazer de comer e do comer consciente. No seu consultório em São Paulo, bem como nos cursos, palestras e redes sociais, ela se dedica a inspirar mulheres e homens, jovens e adultos, a transformar a relação com a comida, resgatando o prazer, os alimentos verdadeiros e o ato de cozinhar para viver com mais saúde e bem estar.

Bienal do Livro

Na Bienal do Livro “Páginas que Conectam” estão previstas palestras, encontro com autores, contação de histórias, debates e programas especiais para todas as idades, além da diversificada oferta de títulos por parte das editoras que estarão presentes no evento.

Os professores da Rede Municipal receberão o CrediLivro: um benefício de R$150,00 que deve ser exclusivamente utilizado para aquisição de livros dentro da Bienal.

Para a programação completa e informações sobre a Bienal do livro 2018, clique aqui.